Congonhas

 

Congonhas é uma cidade histórica mineira, famosa pelas belas esculturas de Aleijadinho, no pátio do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos. São 54 mil habitantes (2018).

O nome Congonhas vem do tupi de uma variedade de erva mate existente na região. Acredita-se que o primitivo povoado, que se tornaria a atual Congonhas, começou a se formar no final do século 17, por mineiros, em busca de ouro. Tornou-se uma freguesia entre os anos 1734 e 1746. Em 1938, foi criado o município de Congonhas do Campo, nome simplificado para Congonhas, em 1948. Em 1985, Congonhas foi reconhecida pela Unesco como Monumento Cultural da Humanidade.

 

Minas Gerais

 

O Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, iniciado em 1757, e as esculturas de Aleijadinho.

 

Congonhas

 

Mariana

 

Barroco mineiro

 

Profetas

 

Romaria

 

Minas Gerais

 

Profetas do Aleijadinho no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos.

 

Santuário do Bom Jesus do Matosinhos

A devoção a Bom Jesus do Matosinhos tem origem em Portugal, em Matosinhos, na Região Metropolitana do Porto.

O Santuário de Congonhas foi iniciado, em 1757, no alto do Morro do Maranhão, pelo mineiro português Feliciano Mendes, que cumpria um voto professado quando estava doente. O conjunto arquitetônico barroco, com partes em rococó, foi erguido nas décadas seguintes e concluído no final do século 19.

Seis pequenas capelas foram erguidas na subida do Morro, que abrigam esculturas relativas aos Passos da Paixão de Cristo. As esculturas dos 12 profetas de Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) foram feitas entre 1800 e 1805. O escultor mineiro também contribuiu com outras imagens e decorações para o Santuário.

 

Vista do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, joia do barroco mineiro.

 

 

A Romaria, no final da Alameda das Palmeiras, era uma antiga pousada para os romeiros. Foi construída nos anos 1930 e demolida em 1966. O Pórtico foi reconstruído. O Conjunto abriga órgãos da Prefeitura.

 

Turismo MG

 

Copyright © Guia Geográfico - Minas Gerais Turismo, roteiro histórico e cultural mineiro. Antiga cidade e arte sacra de Congonhas do Campo.

 

 

 

 

 

 

Congonhas

 

 

Divulgação

 

 

Divulgação

 

Cores do Brasil